| 07/09/2002 16h13min
O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, vai desafiar a Organização das Nações Unidas (ONU) na próxima semana a aprovar uma ação rápida e vigorosa pelo desarmamento de Bagdá. A informação foi divulgada por um membro de alto escalão do governo norte-americano.
Neste sábado, dia 7, Bush realiza reunião com seu aliado primeiro-ministro britânico Tony Blair em Camp David, com objetivo de forjar uma coalizão internacional para um possível ataque contra o Iraque. Em 12 de setembro, o presidente vai apresentar fortes argumentos em seu discurso diante da Assembléia Geral da ONU para a derrubada do presidente iraquiano Saddam Hussein, disse a fonte do governo.
A edição do jornal Washington Post informa neste sábado que Bush planejava dizer à ONU que, a menos que o organismo agisse rapidamente, os Estados Unidos se viriam obrigados a agir unilateralmente. Uma autoridade da Casa Branca disse que o discurso ainda está sendo preparado e não estava claro se esse elemento será incluído.
Ao contrário de outros aliados dos EUA, que expressaram profundas reservas em relação ao ataque militar preventivo contra Saddam, Blair está apoiando a postura agressiva do norte-americano. O presidente russo, Vladimir Putin, o presidente francês, Jacques Chirac, aliados do Oriente Médio e da Coréia do Sul já expressaram graves objeções contra um possível ataque.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.