| hmin
Representantes do governo iraquiano receberam como uma "declaração de guerra" a proposta dos Estados Unidos para o desarmamento do país. O texto discutido na Organização das Nações Unidas (ONU) foi interpretado como "pura agressão" pelo Ministério da Cultura do Iraque:
– Esse projeto de resolução é pura agressão e uma declaração de guerra ao Iraque – avaliou o ministro Hamed Yussef Hammadi.
Hammadi foi a primeira autoridade iraquiana a reagir ao texto americano, cujos detalhes foram revelados nessa terça. Para o iraquiano, o presidente dos EUA, George W. Bush, está determinado a invadir o Iraque, com ou sem resolução do Conselho de Segurança da ONU.
O projeto apresentado pelos Estados Unidos impõe condições e datas muito rígidas para as inspeções de desarmamento do Iraque e desde a última segunda está sendo discutido pelos membros permanentes do Conselho de Segurança (EUA, Grã-Bretanha, França, Rússia e China).
A possibilidade de os EUA atacarem o Iraque sob a acusação de que o presidente Saddam Hussein armazena armas de destruição em massa tem preocupado parte da população americana. Nesta quarta, 23 de outubro, estudantes da Universidade Georgetown realizaram um ato contra a guerra em Washington.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.