| hmin
O presidente George W. Bush disse nesta quarta, dia 13, que os Estados Unidos não vão tolerar negativas ou truques na promessa de desarmamento feita pelo líder iraquiano, Saddam Hussein.
– Se ele escolher não se desarmar, nós o faremos. Isso deve ficar claro para Saddam Hussein e para todo mundo – disse Bush a jornalistas durante reunião do gabinete, tendo a seu lado o secretário da Defesa, Donald Rumsfeld.
A Casa Branca ainda está aguardando uma confirmação dessa decisão de Bagdá, mas muitos funcionários do governo norte-americano duvidam da disposição de Saddam em entregar suas armas de destruição em massa e acham que ele tentará confundir os inspetores. O presidente disse que terá "tolerância zero'' com o Iraque.
– Não vamos tolerar qualquer armadilha, negativa ou truque – afirmou.
Bush disse que, se o Iraque não cumprir a resolução, ele está disposto a consultar as Nações Unidas antes de atacar, mas que de qualquer maneira Washington pode adotar uma ação unilateral se julgar necessário.
– A resolução não nos impede de fazer o que for preciso para levar Saddam Hussein a suas responsabilidades – afirmou.
Um dia depois do parlamento iraquiano rejeitar por unanimidade a resolução de desarmamento da ONU, o embaixador do Iraque na organização, Mohammed Aldouri, informou que o governo de Bagdá aceitou a proposta. Aldouri divulgou uma carta classificada por ele como "incondicional, sem questionamentos".
A carta foi assinada pelo ministro das Relações Exteriores Naji Sabri. O Conselho de Segurança deu ao Iraque um prazo de uma semana, a se encerrar em 15 de novembro, para aceitar a resolução e prometer cumprir seus termos. Aldouri disse que seu país aceitaria a resolução a fim de evitar um ataque liderado pelos EUA.
Bush: Washington pode adotar ação unilateral se Iraque não adotar resolução
Foto:
Kevin Lamarque
/
Reuters
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.