| 14/11/2002 22h19min
Os Estados Unidos serão pacientes em julgar a obediência do Iraque às exigências da Organização das Nações Unidas (ONU), mas lançarão um ataque militar para derrubar Saddam Hussein se Bagdá violar de alguma maneira as determinações do organismo. A declaração foi feita nesta quinta, dia 14, pelo secretário de Estado dos EUA, Colin Powell.
Em entrevista coletiva em Ottawa (Canadá), Powell afirmou que os EUA já se mostraram pacientes ao esperar oito meses para chegar a uma resolução unânime no Conselho de Segurança da ONU sobre o Iraque. A resolução, aprovada na sexta-feira passada, exige que o Iraque declare as armas que possui e desmantele seu suposto arsenal de armamentos de destruição em massa. Em caso contrário, o documento adverte que Bagdá poderá sofrer sérias consequências''.
O secretário-geral da ONU, Kofi Annan, em visita a Washington na quarta-feira, pediu paciência dos EUA.
– Entendo o desejo do secretário-geral de dar um tempo a este processo, mas não queremos que haja nenhum equívoco de que ele (Saddam Hussein) está solto de alguma maneira ou obtenha algumas licenças antes de que sérias consequências estejam em jogo – declarou Powell.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.