| 20/11/2002 11h11min
Os principais inspetores de armas da Organização das Nações Unidas (ONU) voltaram a Chipre nesta quarta, dia 20, com uma promessa iraquiana de cooperar plenamente na nova missão que vai buscar armas de destruição em massa no país. O chefe dos inspetores, Hans Blix, e o diretor da Agência Internacional de Energia Atômica, Mohamed El Baradei, chamaram de "construtiva'' sua estada de dois dias no Iraque.
– Tivemos boas discussões com representantes do governo iraquiano e eles nos asseguraram de que vão implementar totalmente a resolução (da ONU) e cooperar conosco – disse Blix ao desembarcar em Chipre, ilha do Mediterrâneo que oferece a base logística para a operação.
A inspeção, uma exigência da ONU para o fim do embargo ao Iraque, foi suspensa há quatro anos. Agora sob ameaça de um ataque norte-americano, o Iraque autorizou sua retomada, o que deve acontecer na próxima semana. O primeiro teste para a colaboração iraquiana está marcado para 8 de dezembro, quando Bagdá tem de entregar à ONU um relatório sobre seus programas bélicos proibidos.
– Eles (os iraquianos) têm um particular receio de informar sobre indústrias, como a química, que estejam totalmente dedicadas a propósitos pacíficos, mas não tenho dúvidas de que farão o relatório – disse Blix.
Ele disse esperar também que a chance de paz oferecida pela resolução da ONU "seja agarrada por todos''. Alguns inspetores voltaram a Chipre com Blix, mas outros permaneceram no Iraque, cuidando dos detalhes logísticos da operação. O primeiro informe dos inspetores à ONU deve estar pronto em dois meses. As informações são da agência Reuters.
Blix disse que teve boas discussões com representantes do governo iraquiano
Foto:
Yannis Behrakis
/
Reuters
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.