| 01/02/2008 01h50min
Os pré-candidatos à Presidência dos Estados Unidos John McCain, do Partido Republicano, e Hillary Clinton, do Partido Democrata, mantêm sua liderança faltando poucos dias para as primárias da próxima terça-feira, revelou hoje uma pesquisa do instituto Gallup. Segundo o levantamento, McCain aumentou sua vantagem para 15 pontos percentuais sobre seu mais próximo rival, o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney.
A enquete, realizada entre a segunda-feira e a quarta-feira, indicou que o senador do Arizona conta com o apoio de 37% dos republicanos em todo o país, contra 22% de Romney. Mike Huckabee, ex-governador de Arkansas, ocupa o terceiro lugar, com 17% das intenções de voto. Em uma pesquisa anterior realizada pelo Gallup, a vantagem de McCain era de 32% contra 21%.
No lado democrata, a senadora de Nova York Hillary Clinton manteve sua vantagem sobre seu principal rival, o senador por Illinois Barack Obama, que parece ter recuperado terreno. A pesquisa indica que em
nível nacional Hillary
conta com um apoio de 43%, contra 39% para Obama. Essa vantagem de quatro pontos percentuais é a menor desde o começo de janeiro, e é uma continuação dos avanços conseguidos por Obama nas últimas semanas, disse o Gallup.
O instituto acrescentou que ainda não está claro qual será o efeito entre os democratas da decisão do senador John Edwards de abandonar na quarta-feira sua luta pela candidatura presidencial.
A disputa pelas candidaturas dos partidos terá uma virtual decisão na próxima terça-feira, quando acontecem primárias em mais de 20 dos 50 Estados do país.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.