| 01/02/2008 21h
Apesar de Nova York e New Jersey serem considerados de fundamental importância nos resultados da Superterça, os principais pré-candidatos à presidência dos Estados Unidos não desembarcaram ainda nessa região do país, já que se voltaram para a Califórnia e a zona central americana. A quatro dias do 5 de fevereiro, quando serão realizadas primárias em 24 estados do país, os principais concorrentes democratas e republicanos não chegaram ainda aos estados considerados redutos democratas e muito populosos, com um grande número de eleitores registrados.
Os democratas Hillary Clinton e Barack Obama e os republicanos John McCain e Mitt Romney disputam 1.681 e 1.023 delegados, respectivamente. Os primeiros decidiram passar esta sexta-feira no litoral oeste, mais precisamente Califórnia e Novo México, estados com grandes porcentagens de população latina. No último debate, na Califórnia, os pré-candidatos baixaram o tom em suas acusações mútuas e tiveram uma quase cordial troca de pontos de vista,
embora suas
diferenças sejam evidentes em assuntos como saúde ou o conflito no Iraque.
Nesse estado, os democratas tentam conquistar 370 delegados, enquanto no Novo México o que ganhar as primárias somará 25. No primeiro, o democrata John Kerry acabou vencendo a disputa para as eleições de 2004, enquanto, no segundo, o ganhador foi o atual presidente, George W. Bush.
Do lado republicano, McCain e Romney ficaram hoje na região central do país, no Missouri e no Colorado, respectivamente, buscando apoio dos eleitores americanos locais, associados a posições mais conservadoras, para assuntos em que claramente diferem, como o conflito do Iraque ou o desempenho da economia.
Quem ganhar em Nova York, entre Hillary ou Obama, somará 202 delegados, e o republicano que o fizer ficará com outros 101, enquanto em New Jersey esses números serão de 107 e 52, respectivamente, para cada um dos partidos. A última pesquisa realizada pelo instituto Gallup mostra que a senadora
democrata por Nova York e
ex-primeira-dama está à frente do senador por Illinois: Hillary tem 43% e Obama, 39%. O que não se sabe ainda é o impacto que a retirada da pré-candidatura do democrata John Edwards terá na Superterça e quem ficará com a maioria dos votos que seriam destinados a ele, que até o momento ainda não disse a quem apoiará.
No lado republicano, a retirada do ex-prefeito de Nova York Rudolph Giuliani, após perder as primárias da Flórida, deixou o caminho livre para John McCain, senador pelo Arizona. Segundo a pesquisa do Gallup, McCain conta com 32% dos eleitores republicanos para a Superterça, enquanto Romney teria o apoio de 21% e Huckabee, de 17%.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.