| 20/02/2008 12h04min
O governo austríaco reconheceu hoje a independência do Kosovo, um passo já anunciado pelo chanceler federal, o social-democrata Alfred Gusenbauer. A Sérvia, por sua vez, anunciou a retirada de seu embaixador em Viena em sinal de protesto.
O Conselho de Ministros aprovou hoje o reconhecimento ao autoproclamado Estado, mas o passo formal só será dado após o sinal verde do presidente, Heinz Fischer, um trâmite previsto para a semana que vem, segundo a rádio pública ORF.
— Em concordância com a lei austríaca, o governo proporá ao presidente que eu receba a incumbência de enviar a carta de reconhecimento ao governo kosovar — afirmou a ministra de Exteriores, Ursula Plassnik, em comunicado.
O ministro de Exteriores sérvio já anunciou em entrevista coletiva em Estrasburgo que retirará seu embaixador na Áustria em sinal de protesto ao reconhecimento do Kosovo, como já fez em outros casos. Os principais países da UE, exceto a Espanha, além dos EUA, já
reconheceram o Kosovo, que se proclamou
independente no domingo passado.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.