| 04/03/2008 14h13min
A França estava em contato com o líder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Raúl Reyes, antes dele ser morto num ataque de forças da Colômbia, e o governo colombiano sabia disso, afirmou nesta terça-feira a porta-voz do Ministério do Exterior francês, Pascale Andreani. Ela acrescentou que França, Espanha e Suíça estavam empenhadas na libertação de reféns mantidos pela guerrilha, incluindo a ex-candidata presidencial Ingrid Betancourt, de nacionalidade franco-colombiana.
— No marco desses esforços que nós, Espanha, Suíça, França, fazíamos, tivemos contatos com Raúl Reyes e posso dizer a vocês que os colombianos estavam conscientes disso — informou a porta-voz.
A polêmica começou após a
Colômbia lançar uma operação militar no sábado em território equatoriano para matar Reyes, número dois das Farc. A manobra criou tensão entre os dois países. O governo da Colômbia acusou a Venezuela de financiar o grupo. O presidente venezuelano, Hugo Chávez, ordenou o fechamento das fronteiras com a Colômbia e decidiu enviar tropas para a região.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.