| 04/03/2008 19h08min
O presidente do Equador, Rafael Correa, furioso com a incursão militar colombiana no território do seu país, definiu o presidente da Colômbia, Alvaro Uribe, como um "cínico mentiroso" que "quer a guerra".
Correa deu as declarações ao lado do presidente do Peru, Alan García, que pareceu criticar a Colômbia por ter invadido território equatoriano, embora tenha usado um tom bem mais calmo.
— Existe um princípio universal que precisa sempre ser respeitado, que é o princípio da soberania territorial — disse García.
Mas o presidente peruano, um aliado tanto da Colômbia quanto dos Estados Unidos, acrescentou que a Colômbia já sofreu "muito tempo com o movimento subversivo", referindo-se à guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).
Correa está em viagem a vários países da América do Sul em busca de apoio diplomático em meio à crise com a Colômbia e deve visitar o Brasil.
— Nós tentaremos
resolver essa diferença por meios pacíficos, meios diplomáticos,
embora estejamos prontos a ir às últimas conseqüências — disse Correa.
Segundo ele, é muito difícil conversar com Uribe, "um cínico mentiroso, que te esfaqueia pelas costas."
— Se o ato da Colômbia permanece sem punição, isso é muito perigoso para a região, porque a próxima vítima poderá ser o Peru, poderá ser o Brasil, Venezuela, Bolívia, qualquer um dos países — disse Correa.
Correa: "Nós tentaremos resolver essa diferença por meios pacíficos, meios diplomáticos, embora estejamos prontos a ir às últimas conseqüências"
Foto:
Paolo Aguilar, EFE
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.