| 17/03/2008 08h51min
A secretária de Estado espanhola para região ibero-americana, Trinidad Jiménez, disse nesta segunda-feira que o problema surgido nos últimos dias, após cidadãos brasileiros terem sido impedidos de entrar no país, "já está resolvido" e lembrou que o Brasil "respondeu com os mesmos requisitos" de entrada aos espanhóis. Em declarações à rede de televisão Telecinco, ela afirmou que as autoridades brasileiras e espanholas trabalharam "em conjunto para tentar resolver esta situação" e que agora "há um entendimento maior", além de um "conhecimento maior de quais são as condições de entrada".
Trinidad disse ainda que a situação surgiu porque, no último
dia 5, foi devolvido "um maior número de
passageiros brasileiros do que era habitual". Segundo a secretária, normalmente cerca de 1,5% dos viajantes que tentam entrar na Espanha na são admitidos, "uma porcentagem pequena", e destacou que as não-admissões ocorrem sempre por "circunstâncias objetivas". Entre estas, citou não possuir passagem de volta, não dispor de recursos econômicos suficientes para a estadia no país, não ter reserva em hotel e não estar com um documento de identificação.
— O que o Brasil fez foi responder com os mesmos requisitos para os viajantes espanhóis — respondeu Trinidad às queixas da população espanhola sobre a resposta brasileira.
Segundo números oficiais, 2,5 mil brasileiros não foram admitidos na Espanha e devolvidos em 2007 porque não teriam a documentação exigida pela União Européia. Esse número já chega a 800 neste ano. Depois que, no início do mês, cerca de 30 brasileiros foram enviados de volta a partir do aeroporto de Barajas, o Brasil também aumentou o rigor dos controles
migratórios sobre
cidadãos da Espanha. Pelo menos 20 espanhóis foram devolvidos nos últimos dias a partir dos aeroportos de Salvador, Fortaleza e Rio de Janeiro por não possuir os documentos necessários para entrar no Brasil.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.