| 29/01/2003 10h37min
Os palestinos disseram nesta quarta, dia 29, que o fortalecimento da direita em Israel, com a reeleição do primeiro-ministro Ariel Sharon, pode levar à reocupação da Faixa de Gaza.
Ativistas islâmicos à frente dos 28 meses de levante palestino iniciado contra a ocupação israelense previram uma escalada dos conflitos depois da vitória arrasadora de Sharon na eleição desta terça.
O Exército de Israel intensificou suas incursões nas cidades palestinas recentemente depois de reocupar, no ano passado, as áreas da Cisjordânia administradas pelos palestinos. A retomada dessas áreas ocorreu após a intensificação dos confrontos e vários atentados palestinos, nos quais morreram muitos israelenses.
Desde o início do levante palestino, em setembro de 2000, morreram mais de 1,8 mil palestinos e quase 700 israelenses.
Azzam Al Ahmed, membro do gabinete palestino, disse que Sharon iria explorar a eventual guerra dos EUA contra o Iraque para "intensificar as agressões contra os palestinos, o que significaria reocupar a Faixa de Gaza".
Israel entregou a região para o controle dos palestinos em 1994, depois da assinatura de um acordo de paz interino entre o então governo trabalhista (de esquerda) e assessores do presidente palestino, Yasser Arafat.
Membros do governo israelense discutem agora a possibilidade de retomar o pequeno território árido.
– (A vitória de Sharon) foi uma derrota para todos os que acreditam na paz com a entidade sionista (Israel). A escalada dos conflitos dominará o futuro – declarou Abdel-Aziz Al Rantissi, do grupo ativista Hamas.
O partido Likud, do premiê, dobrou o tamanho de sua bancada no Parlamento, enquanto o Partido Trabalhista teve seu pior desempenho.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.