| 28/03/2003 06h03min
As Nações Unidas planejam para esta sexta, dia 28, requisitar aos governos de todo o mundo auxílio que reúna US$ 2,1 bilhões que possam ajudar em regime de urgência emergências humanitárias para as vítimas da guerra no Iraque. Autoridades da ONU disseram que o auxílio para a compra de suprimentos incluem US$ 1,2 bilhões para o abastecimento de alimentos, fornecidos pelo Programa Mundial de Alimentos.
Participarão do encontro, que acontece ao meio-dia (10h no horário de Brasília), a secretária-geral Louise Frechette, Mark Malloch Brown, do Programa de Desenvolvimento da ONU, Carol Bellamy, do Unicef, e Kenzo Oshima, coordenador de auxílio emergencial das Nações Unidas. Autoridades da ONU também planejam um encontro durante o dia com representantes dos países-membros das Nações Unidas, com a intenção de dar início às negociações para o fundo.
Entre os maiores doadores em questões anteriores figuram os Estados Unidos, a União Européia, Japão, Canadá e Austrália, informaram oficiais da ONU. Mas diplomatas do organismo internacional alertam que algumas das nações doadoras devem ser menos generosas do que foram no passado, principalmente Estados Unidos e Grã-Bretanha, que lançaram campanha militar no Iraque sem autorização do Conselho de Segurança da ONU.
Perante as leis humanitárias internacionais, as forças de invasão têm responsabilidades pela ajuda humanitária, apesar da ONU estar ansiosa por exercer um papel decisivo nesse caso. Autoridades das Nações Unidas expressaram otimismo que os governos irão colaborar, por se tratar de uma causa importante.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.