| hmin
O porta-voz do Exército da Grã-Bretanha, capitão Al Lockwood, negou neste sábado, dia 29, que a ofensiva a Bagdá será suspensa por uma semana. Segundo a rede CNN, Lockwood garantiu que a campanha continuará.
– Vamos continuar a realizar a campanha. Usaremos o espaço aéreo e qualquer força terrestre disponível para que consigamos alcançar nosso objetivo – disse o porta-voz.
Um funcionário do Pentágono informou nessa sexta que os aviões da Força Aérea e da Marinha, junto com o Exército e os Fuzileiros Navais, vão dar início a uma campanha contra a Guarda Republicana do presidente do Iraque, Saddam Hussein, que estão lotados no sul de Bagdá.
No início deste sábado, comandantes militares dos Estados Unidos ordenaram uma pausa entre quatro e seis dias na ofensiva terrestre ao norte do Iraque em razão da escassez de suprimentos e da resistência iraquiana. Segundo eles, a "pausa operacional" significa que o avanço será temporariamente suspenso enquanto os militares solucionam problemas de logística nas longas linhas de fornecimento desde o Kuwait.
As forças invasoras, no entanto, continuarão bombardeando posições iraquianas durante a pausa, disseram oficiais sob condição de anonimato.
O uso de veículos blindados a gasolina foi restringido para economizar combustível e o consumo de alimentos também está sendo racionado. No front de uma unidade infantaria, por exemplo, os soldados terão a alimentação restrita a uma refeição por dia, ao invés de três.
A resistência de milícias iraquianas tem afetado o deslocamento de comboios de suprimentos.
Com informações da Globo News e da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.