| hmin
A Organização Mundial de Saúde (OMS) afimrou nesta sexta, dia 11, que a epidemia mundial da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars, na sigla em inglês) parece estar controlada em vários países. Entretanto, pouco se sabe sobre o estágio do surto na China, onde se concentra a maior parte dos casos.
Quase um mês após ter lançado um alerta mundial sobre a epidemia, o primeiro de sua história, a OMS afirma que o pior aparentemente já passou. Segundo o diretor da OMS, Mike Ryan, a notícia esperançosa é que a epidemia está sendo contida. Os últimos dados, de quarta, dia 9, apontam 111 mortes e 2.781 casos da Sars em todo o mundo desde novembro, quando provavelmente a doença surgiu, na província de Guangdong, sul da China.
De todos esses casos, 1.337 pacientes já se recuperaram da pneumonia atípica, cujos sintomas iniciais são febre e tosse seca. Em 4% dos casos, a enfermidade é letal.
Hong Kong, que só tem menos casos que o resto da China, registrou 61 novos pacientes nesta sexta, o dobro da véspera. Segundo o chefe do setor de doenças notificáveis da OMS, David Heymann, isso se deve a uma distorção no sistema de notificações, que acumulou casos de vários dias. Na opinião dele, Hong Kong está tendo sucesso no combate à epidemia.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.