| hmin
Uma autoridade ligada ao governo dos Estados Unidos confirmou que uma delegação norte-americana sairá de Washington nesta segunda, dia 21, rumo à Ásia com o objetivo de se encontrar com autoridades da Coréia do Norte. A reunião, a ser realizada ainda nesta semana, ocorrerá em Pequim.
As conversas com os norte-coreanos tinham sido colocadas em dúvida depois que a Coréia do Norte pareceu ter dito que havia começado a reprocessar combustível nuclear usado. Uma tradução posterior, feita pelo governo dos Estados Unidos, sugeriu que o governo norte-coreano estava à beira de reprocessar o combustível, mas que não havia, necessariamente, começado.
EUA e Coréia do Norte protagonizam uma crise que teve início em outubro de 2002. Naquele mês, o governo norte-americano deixou de doar combustível ao país oriental, sob a alegação de que a administração norte-coreana havia admitido ter um programa secreto para enriquecer urânio destinado a armas, uma violação de um acordo de desarmamento firmado em 1994. Japão e Coréia do Sul seguiram a medida dos EUA e, da mesma forma, deixaram de oferecer o produto.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.