| hmin
O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Georgy Mamedov, reiterou nesta sexta, dia 6, que o país apoiará a construção do primeiro reator nuclear iraniano mesmo depois das críticas norte-americanas. Os Estados Unidos defendem o isolamento do Irã, alegando que o projeto da usina em Bushehr é uma fachada para um programa secreto de armas nucleares. Mamedov repetiu que seu país não via provas que confirmassem as acusações dos EUA.
Ele afirmou ainda que ficou surpreso com o comentário do subsecretário de Estado dos EUA, John Bolton, sobre conseqüencias adversas aos países que auxiliarem outras nações a obter armas nucleares.
– Os norte-americanos defendem o isolamento do Irã. Mas nós somos a favor de cooperarmos com o país, respeitando os acordos internacionais – afirmou Mamedov ao jornal Vremya Novostei.
As declarações do vice-chanceler contrastam com as tentativas dos presidentes russo, Vladimir Putin, e norte-americano, George W. Bush, de minimizar suas desavenças em relação à questão nuclear do Irã.
O vice-chanceler, no entanto, deixou claro que a Rússia desejava que o governo iraniano assinasse um acordo adicional com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) para dar novas garantias à comunidade internacional sobre suas intenções pacíficas. Por sua vez, o Irã recusa-se a assinar tal documento, já que o acordo autorizaria inspeções sem a necessidade de comunicação prévia. As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.