| hmin
O chefe da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea), pertencente à Organização das Nações Unidas (ONU), Mohammed ElBaradei, pediu que o Irã aceite se submeter a inspeções mais rigorosas em seu programa nuclear nesta segunda, dia 16. O objetivo é acabar com os boatos, disseminados pelos Estados Unidos, de que o país tentaria obter secretamente armas nucleares.
ElBaradei também pediu que o país islâmico assine um protocolo adicional com a Aiea a fim de dar aos inspetores acesso mais amplo às instalações iranianas e possibilitar a realização de inspeções quase de surpresa. Um porta-voz da Organização de Energia Atômica do Irã afirmou que o governo iraniano pode assinar o protocolo, mas exige em troca ter acesso à tecnologia nuclear.
A União Européia (UE) também deve pedir nesta segunda que o Irã aceite as propostas da agência da ONU, condicionando essa aceitação à assinatura de um acordo comercial. O Irã nega veementemente que queira construir armas atômicas e diz que seu programa nuclear visa somente à geração de energia elétrica.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.