| 15/10/2003 10h52min
O papa João Paulo II fez nesta quarta, dia 15, um apelo pela paz na Bolívia. Durante sua audiência pública semanal, o pontífice pediu "diálogo civilizado" e "soluções igualitárias" aos bolivianos. A Bolívia enfrenta uma série de confrontos entre civis e militares há quatro semanas, e mais de 50 pessoas já morreram em choques entre manifestantes e forças de segurança. A população quer a renúncia do presidente Gonzalo Sánchez de Lozada.
– Convido o mundo inteiro a rezar para que o Senhor inspire as partes em causa para privilegiar o diálogo civilizado e buscar soluções equitativas em respeito da legalidade para os problemas que afetam a nação – afirmou o Papa ao fim de sua audiência no Vaticano.
João Paulo II expressou também sua preocupação com os que sofrem no país. A convulsão social boliviana foi despertada por um milionário projeto do governo impopular de Sánchez de Lozada de exportar gás para os EUA. Os manifestantes – insatisfeitos com a incapacidade do presidente de retirar o país de décadas de estagnação econômica – dizem que o projeto traria apenas 18% de lucro para a Bolívia, o mais pobre país da América do Sul.
Com informações da Globo News.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.