clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 |  hmin

Cuba prepara acampamento para dar abrigo a haitianos

Cerca de 750 pessoas podem ser recebidas pelos cubanos

Cuba prepara um acampamento para abrigar os haitianos que eventualmente saiam de seu país, disse nesta quarta, dia 3, em Havana, um membro da Organização das Nações Unidas (ONU). Cerca de 750 pessoas poderiam ser recebidas nas instalações erguidas em Punta de Maisí, no extremo oriente de Cuba e distante cerca de 77 quilômetros das costas do Haiti.

– As autoridades cubanas estão tomando medidas para melhorar as condições do acampamento, prevendo um êxodo de haitianos – disse um funcionário do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur).

O acampamento foi criado anos atrás para receber os haitianos que desembarcam em Cuba em meio à jornada para chegar aos Estados Unidos. Quase todos são posteriormente repatriados, segundo a Acnur. Desde o início da atual crise no Haiti, apenas 30 haitianos haviam atingido o território cubano.

Durante a crise anterior no país, em 1991, quando uma junta militar derrubou Aristide do poder, cerca de 50 mil haitianos foram repatriados pela Guarda Costeira dos EUA. Depois da República Dominicana, que divide a ilha La Espanola com o Haiti, Cuba é o país mais próximo das terras haitianas.

As informações são da agência Reuters.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.