| hmin
A Embaixada do Brasil em Madri afirmou neste domingo, dia 14, que aguarda a chegada ao necrotério central da capital espanhola do suposto corpo do paranaense Sérgio dos Santos Silva. Se for confirmada a identidade da vítima, seria o primeiro brasileiro entre os pelo menos 200 mortos nos ataques terroristas ocorridos na cidade na última quinta, dia 11.
A embaixada afirma também que há dois brasileiros entre os cerca de 1,5 mil feridos pelas bombas. O mineiro Adeildo Alves dos Santos foi operado e passa bem. O segundo brasileiro ferido também passa bem, mas não quer ser identificado para não preocupar a família no Brasil.
A explosão de diversas bombas em três estações ferroviárias de Madri foi o maior atentado terrorista da história da Espanha. Ainda não há confirmação sobre a autoria do atentado, mas o grupo separatista basco ETA, a quem o governo espanhol atribuiu os ataques inicialmente, reafirmou em comunicado ao jornal basco Gara não ter “nenhuma responsabilidade” nos atentados de Madrid. Segundo o jornal, para o ETA, os atentados de Madri são conseqüência da política externa do governo Aznar, aliado dos Estados Unidos na guerra do Iraque.
O ministro do Interior da Espanha, Angel Acebes, anunciou que uma fita de vídeo em árabe encontrada neste sábado nas proximidades de uma mesquita em Madri reivindica os atentados em nome do porta-voz militar da organização Al-Qaeda na Europa. Segundo o governo espanhol, a autenticidade da mensagem ainda não pôde ser comprovada.
Com informações da Agência Brasil.
Veja imagens dos atentados em MadriGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.