| hmin
O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Donald Rumsfeld, declarou na sexta, dia 19, que o ex-presidente iraquiano, Saddam Hussein, tirado do poder pelas forças norte-americanas, é um prisioneiro que não coopera. Em entrevista ao programa Larry King Live' da rede de televisão CNN, foi pedido a Rumsfeld que avaliasse a performance de Saddam desde sua captura em dezembro.
– A resposta curta para se ele está cooperando é ele não está – disse Rumsfeld
Nesta semana, o vice secretário de Estado, Richard Armitage, disse que Saddam é "um rapaz esperto'' que tem dado poucas informações. Mas Armitage ressalvou que existem pontos do interrogatório que podem levar para um julgamento sob acusação de crimes de guerra.
No primeiro aniversários dos esforços norte-americanos para derrubar Saddam, Rumsfeld disse que a guerra é ``uma coisa boa'' apesar de as forças lideradas pelos EUA ainda não terem encontrado nenhuma arma de destruição em massa, justificativa dada para o início do conflito.
– Os campos de extermínio se foram, as sepulturas não têm mais corpos empilhados dia após dia como acontecia durante o governo de Saddam Hussein – disse.
Rumsfeld estava respondendo se os EUA teriam ido para essa guerra se soubessem que não seriam encontradas nenhuma arma química ou biológica.
– Eles não acharam armas químicas ou biológicas em qualquer quantidade grande – disse Rumsfeld.
Ele acrescentou que as buscas as armas de destruição continuam sendo feitas.
– Temos 1,2 mil pessoas lá ainda procurando e nós saberemos mais nos próximos meses e semanas – declarou.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.