| hmin
O ministro britânico das Relações Exteriores, Jack Straw, disse nesta sexta, dia 9, que a situação atual do Iraque é a mais séria enfrentada pelas forças de ocupação que derrubaram Saddam Hussein do poder um ano atrás.
– A panela de pressão explodiu – disse o ministro à rádio BBC. – Não há dúvida de que a situação atual é muito séria e que é a mais grave que já enfrentamos – afirmou. No Iraque, rebeldes sunitas e xiitas enfrentam as forças lideradas pelos EUA.
Nos primeiros comentários de um ministro britânico sobre o país árabe desde a escalada da violência, Straw reconheceu que um número considerável de iraquianos está envolvido no levante.
– Há a insurgência sunita em Falluja, que sempre foi um grande problema para as forças de coalizão, e há essa insurgência liderada pelo xiita Al Sadr (Moqtada Al Sadr) – disse.
O primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Tony Blair, visita os Estados Unidos na próxima semana. Além do presidente norte-americano, George W. Bush, Blair vai se encontrar com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan.
Autoridades britânicas disseram que as reuniões com Bush não seriam uma cúpula de crise. Os dois dirigentes prometeram cumprir a meta de devolver a soberania aos iraquianos até 30 de junho.
A popularidade de Blair despencou devido ao envolvimento da Grã-Bretanha nos conflitos ocorridos no Iraque. O premiê pode se deparar com uma eleição na metade do próximo ano. Nos confrontos desta semana, foram mortos 41 soldados das forças de ocupação, a maior parte deles norte-americanos, e 300 iraquianos.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.