| hmin
O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, recebeu nesta sexta, dia 9, a reafirmação de apoio por um "Iraque livre e democrático" dos líderes da Itália, Polônia e El Salvador, informou a Casa Branca.
Bush falou nesta sexta por telefone com o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, com o presidente da Polônia, Aleksander Kwasniewski, e o salvadorenho Francisco Flores.
– Todos os líderes reafirmaram seu compromisso com o povo iraquiano por um Iraque livre e democrático e para derrotar a minoria e elementos extremistas que estão buscando desviar o processo de transição por meio de um jogo violento de poder – disse Scott McClellan, porta-voz da Casa Branca.
O presidente dos EUA, que passa férias em seu rancho perto de Crawford, no Texas, também recebeu notícias sobre operações militares com o propósito de coibir levantes em Falluja e em outros lugares. O presidente falou por um sistema de videoconferência seguro para sua equipe de segurança nacional, líderes militares norte-americanos e com o administrador norte-americano no Iraque, Paul Bremer.
Em menos de uma semana, a coalizão de forças lideradas pelos Estados Unidos tem sofrido dezenas de baixas em função dos conflitos intensos que têm dominado algumas partes do Iraque. Além disso, rebeldes seqüestraram estrangeiros viajando a trabalho e a passeio no país.
Bush também discutiu com o diretor da CIA, George Tenet, com o secretário de Estado, Collin Powel, e com a conselheira de Segurança Nacional, Condoleezza Rice, a peregrinação de muçulmanos xiitas a lugares sagrados no Iraque, uma manifestação vista como alvo potencial para ataques de rebeldes.
O militante da Al Qaeda Abu Musab al-Zarqawi gravou uma mensagem implorando a seguidores a atacarem tropas norte-americanas no Iraque e "seguidores" xiitas.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.