| hmin
O Conselho de Governo transitório iraquiano pediu um cessar-fogo imediato entre as tropas norte-americanas e os rebeldes que lutam contra as forças de coalizão. Desde a segunda passada, dia 5, os aliados lutam contra combatentes da guerrilha da cidade rebelde de Falluja, onde mais de 400 civis morreram. O conselho se reuniu em sessão extraordinária e pediu a aceleração do processo de transferência do poder da coalizão liderada pelos Estados Unidos aos iraquianos e o fim da presença armada no país.
A entidade governamental pediu também a adoção de uma política para lutar contra o desemprego e resolver os problemas econômicos e sociais. O administrador civil norte-americano no Iraque, Paul Bremer, havia anunciado uma trégua unilateral de 24 horas para suspender os combates em Falluja e permitir negociações com vistas a fazer chegar ajuda aos moradores da cidade. Novos integrantes do Conselho de Governo ameaçaram renunciar se as tropas norte-americanas não suspenderem as operações.
O
Exército norte-americano concordou com o pedido de cessar fogo em Falluja a partir das 5h deste sábado, hora de Brasília. A idéia á abrir negociações de paz, após quase uma semana de conflitos. O porta-voz militar norte-americano, Mark Kimmit, disse neste sábado em entrevista coletiva esperar que a mensagem seja aceita quando chegar aos rebeldes.
Com informações da Rádio Gaúcha.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.