| hmin
O presidente norte-americano, George W. Bush, prometeu neste sábado, dia 10, que a coalizão liderada pelos Estados Unidos vai derrotar os guerrilheiros que estão semeando o caos no Iraque e defendeu os planos de entregar a soberania a um governo iraquiano interino em 30 de junho.
Bush também prometeu apoio ao Iraque após a entrega inicial de poder e até a eleição prevista para o final de 2005. Esse apoio incluiria assistência econômica e forças armadas para manter a paz. Um ano após a derrubada do regime de Saddam Hussein pela coalizão, tropas lideradas pelos EUA lançaram em várias cidades do Iraque uma ofensiva contra rebeldes sunitas e xiitas.
– As forças de reação rápida de nossa coalizão estão localizando e enfrentando o inimigo – disse Bush em seu discurso semanal à rádio. – Nossas ações decisivas serão continuadas até dar conta desses inimigos da democracia – afirmou.
Na última semana pelo menos 51 soldados aliados e americanos morreram em combate, ao lado de centenas de iraquianoss.
Bush, que está passando a Semana Santa em seu rancho no Texas, vai assistir à missa de domingo de Páscoa em Fort Hood, onde soldados choram a morte de oito companheiros mortos em combate na semana passada.
Os rebeldes iraquianos que lutam contra as forças americanas em Falluja, cidade de maioria sunita, concordarão com negociações para um cessar-fogo se os marines saírem da cidade, disse uma equipe de negociação iraquiana no sábado.
– Eles querem ver as forças dos Estados Unidos se retirarem para algo como cinco quilômetros além da cidade. Nenhum cessar-fogo pode acontecer enquanto as forças dos EUA continuarem encurralando Falluja – disse à Reuters Qahtan al-Rubaie, um porta-voz do Partido Islâmico Iraquiano.
Rubaie falou depois que membros de seu partido, que é representado no Conselho de Governo Iraquiano, criado pelos EUA, e outros líderes religiosos sunitas de Bagdá se reuniram com líderes tribais e religiosos e autoridades do governo de Falluja.
Ele disse que os líderes de Falluja com os quais se encontrou mantinham contato com os combatentes iraquianos que lutavam contra os marines americanos na cidade.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.