clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 14/04/2004 15h18min

Bush afirma que Israel tem direito sobre parte da Cisjordânia

Presidente dos EUA apóia decisão israelense de manter assentamento na região

O presidente norte-americano, George W. Bush, afirmou nesta quarta, dia 14, que Israel tem direito sobre parte do território da Cisjordânia, que os palestinos consideram seu. Essa mudança política terá possivelmente um grande impacto no processo de paz para o Oriente Médio.

Em uma entrevista à imprensa conjunta com o primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon, Bush citou "novas realidades no terreno" para a mudança na política, incluída a existência de uma grande população israelense na Cisjordânia.  O presidente norte-americano manifestou apoio apoio à decisão israelense de manter os seis maiores assentamentos judaicos na Cisjordânia, uma medida que a Autoridade Palestina advertira que seria do fim do processo de paz.

Sobre o plano de Sharon de retirada de Gaza, Bush disse:

– Estas são ações históricas e corajosas – e pediu que as duas partes escolham este momento para ajudar a "colocar um fim em um dos mais longos conflitos do mundo".

Em outro tópico sensível, Bush aparentemente negou qualquer direito dos refugiados palestinos de retornarem para o que agora é Israel. Ele disse que a solução para essa situação terá de ser encontrada "através do estabelecimento de um Estado palestino e a instalação dos refugiados lá ao invés de (fazê-lo) em Israel". As informações são da agência Reuters.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.