| hmin
O presidente norte-americano, George W. Bush, endossou na sexta, dia 24, a ordem de que não sejam mais divulgadas fotos de caixões de soldados norte-americanos mortos no Iraque, uma proibição que, segundo seus críticos, visa a passar ao público uma imagem amenizada da guerra.
A Casa Branca afirmou que a política de restringir a publicação desse tipo de foto tem o objetivo de proteger a privacidade das famílias.
– O presidente viu as fotos e sua reação é ... que se trata de um lembrete do sacrifício que nossos homens e mulheres estão fazendo no Iraque e em todo o mundo ... um testamento a seu serviço – disse o porta-voz da Casa Branca Trent Duffy a repórteres que viajavam com Bush para a Flórida.
Mas Duffy acrescentou:
– Mas temos de prestar atenção à privacidade e à sensibilidade das famílias dos mortos, e é nisso que a política se baseia, essa tem de ser nossa preocupação – afirmou.
O Pentágono restringiu duramente a publicação de fotos de caixões de soldados norte-americanos mortos, e proibiu que jornalistas tirem fotos na base aérea de Dover, em Delaware, a primeira parada dos corpos no país.
A política está em prática desde 1991, quando ocorreu a Guerra do Golfo, também contra o Iraque. Mas o Pentágono perdeu temporariamente o controle sobre as imagens com a divulgação de mais de 300 fotos de mortos em um website.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.