| 11/05/2004 07h53min
Soldados dos Estados Unidos mataram 13 membros do Exército Mehdi, a milícia do clérigo radical Moqtada al-Sadr, durante confrontos noturnos perto da cidade iraquiana de Kufa. A informação foi divulgada por um oficial norte-americano nesta terça, dia 11. Segundo ele, 14 rebeldes foram capturados na cidade, que fica próxima à Najaf, onde Sadr se abrigou com milhares de combatentes.
Centenas de pessoas marcharam pela cidade nesta terça para pedir que o clérigo retire sua milícia do local sagrado. Alguns simpatizantes de Sadr dispararam para o ar no fim da marcha, quando o protesto já se dissipava.
Forças norte-americanas cercaram a cidade como parte de uma campanha para acabar com os combatentes e colocar fim a uma rebelião de um mês, que começou em Bagdá e nas cidades xiitas do sul do Iraque. Sadr, procurado por ligação com a morte no ano passado de um clérigo rival, não tem apoio da maior parte dos religiosos xiitas, que também pedem sua saída.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.