| hmin
Bombardeiros norte-americanos destruíram nesta segunda, dia 10, os escritórios do clérigo rebelde Moqtada al-Sadr em Bagdá, em mais uma demonstração de força contra o levante comandado por ele. O clérigo ordenou que sua milícia estenda a luta contra os Estados Unidos por todo o Iraque.
– Entramos agora em uma segunda fase de resistência e nossa paciência se esgotou com as forças de ocupação. Nossa política agora é espalhar a resistência e levá-la a todo o Iraque – disse Qais al-Khazali, principal representante de al-Sadr em Najaf.
Respondendo ao que parece ser a maior ameaça militar do momento no Iraque, aviões norte-americanos bombardearam os escritório de Sadr em Bagdá durante a noite, contaram testemunhas. Ao menos uma bomba caiu sobre a construção, destruindo-a. As Forças Armadas dos EUA não fizeram comentários sobre o incidente, e apenas informaram que 19 milicianos de Sadr haviam sido mortos no bairro xiita de Bagdá no domingo.
O ataque é parte de uma campanha militar cada vez mais intensa contra o levante lançado pelo clérigo xiita um mês atrás. Sadr refugiou-se na cidade sagrada de Najaf ao lado de milhares de homens.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.