| hmin
O ex-ditador Saddam Hussein não deverá ser entregue a autoridades iraquianas antes da transferência de soberania de volta ao país pelos Estados Unidos, prevista para 30 de junho. Segundo o diretor do tribunal responsável pelo julgamento de Saddam, Salem Chalabi, o julgamento só deve ocorrer em 2005.
Em um comunicado à frente do Tribunal Especial Iraquiano, Salem Chalabi modificou comentários que fez nessa terça, dia 11, no Kuwait, quando afirmou que o ex-presidente poderia ser entregue aos iraquianos junto com outros prisioneiros de alto escalão antes da entrega do poder.
Advogados internacionais disseram que Washington poderia estar agindo ilegalmente se entregasse Saddam, que tem status de prisioneiro de guerra, para qualquer organismo que não seja um governo independente partidário da Convenção de Genebra. O Iraque ratificou a Convenção nos anos 1950 e um novo governo soberano teria condições de assumir a custódia do ex-presidente.
Saddam foi derrubado há pouco mais de um ano pela invasão liderada pelos EUA e capturado por tropas norte-americanas em dezembro, quando estava escondido em um buraco perto de sua cidade natal, Tikrit.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.