| hmin
Membros do Congresso norte-americano dedicarão algum tempo nesta quarta, dia 12, para assistir um vídeo e outras imagens de abusos cometidos contra prisioneiros no Iraque. O Pentágono alertou que essas imagens devem ser mais chocantes do que as fotografias mostradas inicialmente e que geraram forte repercussão internacional.
Após rever questões legais existentes em torno das imagens – que podem ser evidências-chaves em processos legais – líderes do Congresso disseram que o Departamento de Defesa manterá a custódia dos vídeos mas vai disponibilizá-los para os senadores em uma sessão a portas fechadas. O chairman do Comitê de Serviços Armados da câmara, Duncan Hunter, disse esperar que os deputados tenham o mesmo tratamento dado ao Senado.
Apesar de muitos parlamentares defenderam a divulgação deste material para todo o público diante do devastador escândalo, Hunter, um republicano da Califórnia, afirma que essa divulgação colocaria os norte-americanos em perigo e defende que o material continue sob sigilo.
Após a decapitação de um civil norte-americano por um aliado próximo de Osama bin Laden no Iraque, Hunter disse que os veículos de comunicação "deveriam pensar duas vezes" antes de divulgar as novas imagens.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.