| hmin
Forças norte-americanas libertaram nesta sexta, dia 14, cerca de 300 iraquianos da prisão Abu Ghraib, centro de um escândalo de abusos. Diversos ônibus cheios de detentos deixaram o local e dirigiram-se para Bagdá, escoltados por veículos militares dos EUA.
Segundo o novo comando da prisão, um programa já previa a diminuição de detentos no local para entre 1,5 mil e 2 mil até o final do próximo mês. No começo dessa semana, aproximadamente 3,8 mil prisioneiros estavam na Abu Ghraib.
Imagens de soldados norte-americanos torturando presos na cadeia – famosa por abusos durante o regime de Saddam Hussein – provocaram um onda de críticas internacionais e ameaçam tanto a carreira do secretário da Defesa, Donald Rumsfeld, como os planos norte-americanos de criar um governo aliado no Iraque.
Durante uma visita de sete horas a Bagdá nessa quinta, dia 13, Rumsfeld passou pela prisão e disse que os abusos cometidos por seus soldados foram atos de uma minoria e não refletiam as intenções dos EUA.
– Como a maior parte dos americanos, fiquei chocado. Foi um duro golpe – afirmou Rumsfeld a soldados na prisão.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.