| hmin
Tanques e helicópteros norte-americanos atacaram nesta quarta, dia 26, um grupo de combatentes xiitas que se concentrava num cemitério da cidade de Najaf, no Iraque. Dezenas de rebeldes foram mortos, disseram as Forças Armadas dos EUA. Uma importante autoridade militar disse em Bagdá que quase 50 guerrilheiros morreram no combate, que ocorreu na madrugada de quarta. A fonte não quis dar os números exatos.
Segundo testemunhas, cerca de 30 pessoas ficaram feridas na ofensiva contra a milícia fiel ao clérigo Moqtada al-Sadr, que iniciou um levante contra as forças dos EUA no sul do Iraque e em Bagdá há cerca de seis semanas. Em Bagdá, um outro combate na Cidade de Sadr matou quase 20 rebeldes xiitas, disse a autoridade norte-americana.
O cemitério de Najaf é usado como esconderijo pela milícia de Sadr. Os EUA vêm combatendo esse exército xiita há várias semanas, tanto em Najaf como na Cidade de Sadr e em Kufa, onde o líder xiita costuma fazer orações às sextas-feiras. As operações mataram muitos insurgentes, mas as baixas das forças norte-americanas foram pequenas.
Em Kerbala, outra cidade sagrada ao sul de Bagdá, os combates se reduziram, depois de semanas de tensão. As autoridades norte-americanas no Iraque querem prender Sadr sob acusação de envolvimento no assassinato de um outro religioso xiita, e se esforçam para pôr fim ao levante antes da transferência de soberania para o governo interino, em 30 de junho.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.