| hmin
Os Estados Unidos planejam retirar todos os seus 1,9 mil soldados do Haiti até o fim de junho, quando as tropas de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) assumem a operação no país caribenho.
As tropas dos EUA lideram uma força internacional "interina'' de 3,6 mil soldados que entrou no Haiti em 29 de fevereiro, depois que o presidente Jean-Bertrand Aristide renunciou e deixou o país em meio a uma revolta armada.
A força, que também inclui 900 franceses, 500 canadenses e 300 chilenos, cumpriu sua missão de restaurar a estabilidade e a segurança no país, segundo um porta-voz do Exército dos EUA. Autoridades norte-americanas, que lutam para manter os níveis de força no Iraque e no Afeganistão, deixaram claro desde o início que essa intervenção liderada pelos EUA no Haiti seria menor em escala do que no passado.
Em 1994, os EUA enviaram mais de 20 mil soldados ao Haiti para restaurar no poder Aristide, o primeiro líder eleito democraticamente no país, depois de ele ter sido deposto por um golpe.
Com informações da agência Reuters
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.