| 06/01/2005 21h16min
O Brasil vai participar das discussões globais de ajuda aos países atingidos pelo tsunami marcadas para a próxima semana. A conferência de doadores internacionais que será feita em Genebra na próxima terça-feira,11, terá como representante brasileiro o general Jorge Armando Félix, do Gabinete de Segurança Institucional. O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, não irá ao encontro porque estará participando de outra reunião sobre o Haiti.
Segundo o Palácio do Planalto, a presença no encontro é importante para que os países afetados pelo maremoto contem com uma ajuda mais integrada – embora o Brasil já tenha enviado doações à região.
Outro evento esperado para a semana que vem é a reunião do Clube de Paris que deve discutir um alívio para a dívida das nações que sofreram com a tragédia. De acordo com o Itamaraty, o Brasil participará desse debate por meio de representantes da chancelaria na Europa ligados à àrea de dívida externa. O Clube de Paris é um grupo de credores com o objetivo de coordenar soluções para países com dificuldade em honrar suas dívidas.
Diversos países e entidades, como o Fundo Monetário Internacional (FMI), já manifestaram apoio à idéia de aliviar a dívida das nações devastadas pelas ondas gigantes no final do ano passado. Nesta quinta-feira, o FMI deu suporte à proposta de congelar a cobrança desses países, embora o diretor-gerente Rodrigo Rato tenha afirmado que ainda não recebeu nenhum pedido do Clube de Paris sobre o assunto. Entre os países afetados pela tragédia, a Indonésia e a Índia estão entre os mais endividados.
O Brasil não tem créditos públicos com países asiáticos, segundo uma fonte. O Ministério da Fazenda não soube confirmar a informação.
As informações são da Agência Reuters.
Veja imagens da tragédia Veja como se forma uma tsunamiGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.