| 26/01/2005 10h40min
O primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon, aprovou o início das negociações diplomáticas com os palestinos em resposta a uma trégua dos ataques militantes garantida pelo novo líder Mahmoud Abbas. A informação foi divulgada nesta quarta, dia 26, por autoridades israelenses.
A decisão foi tomada horas antes da chegada do diplomata norte-americano William Burns à região. Ele integra uma nova missão da Casa Branca destinada a reativar o plano de paz conhecido como "mapa do caminho", o qual prevê a criação de um Estado palestino na Cisjordânia e na Faixa de Gaza. O ministro da negociação palestino, Saeb Erekat, deverá se encontrar com assessores diplomáticos de Sharon em Jerusalém para lançar o novo diálogo.
O vice-primeiro-ministro israelense, Shimon Peres, disse que o objetivo inicial dos novos contatos diplomáticos é coordernar com os palestinos a planejada retirada israelense da Faixa de Gaza neste ano. Sharon classifica o plano como "desligamento" de quatro anos de conflito.
Nesta quarta a polícia palestina começou uma ação no sul de Gaza a fim de impedir ataques de militantes contra israelenses. De acordo com fontes de segurança palestinas, cerca de 20 policiais tomaram posições na travessia de Tufah, perto de um bloco de assentamentos judaicos que tem sido um dos locais mais sangrentos dos quatro anos de revolta nos territórios ocupados.
Milhares de policiais palestinos espalharam-se pelo norte de Gaza na semana passada, após um acordo do presidente Mahmoud Abbas com o Exército israelense. Israel deu nesta terça autorização para que os palestinos ampliassem a operação para o sul da região.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.