| 01/03/2005 16h16min
A secretária de Estado dos Estados Unidos, Condoleezza Rice, ofereceu na terça, dia 1º, ao Líbano ajuda para a realização de eleições livres. Rice ainda deu indícios de que a comunidade internacional poderá mobilizar-se para auxiliar a manter a ordem e a segurança caso a Síria retire as tropas do país.
Junto com o ministro das Relações Exteriores da França, Michel Barnier, Rice repetiu o apelo para a saída dos 14 mil sírios do território libanês. O primeiro-ministro libanês, Omar Karami, renunciou depois de duas semanas de protestos detonados pelo assassinato do ex-premiê Rafik Al Hariri. Muitos libaneses culparam a Síria pelo crime. O governo sírio nega qualquer envolvimento.
– As coisas no Líbano estão caminhando em uma direção bastante significativa. O povo libanês está começando a expressar suas aspirações por democracia. Isso é algo a que certamente damos apoio – afirmou Rice.
Barnier repetiu as exigências de Rice de que a Síria obedeça à resolução 1559 do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê o fim da interferência estrangeira no Líbano.
– Não pode haver pretextos ou desculpas para que a resolução não seja cumprida – disse.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.