| 04/03/2005 22h55min
O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, telefonou nesta sexta, 4, para o primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi para lamentar a morte de um agente de segurança italiana e o ferimento da jornalista Giuliana Sgrena, ambos atingidos por forças dos EUA em um posto de controle no Iraque.
Bush ligou para Berlusconi, um de seus principais aliados na Europa, a bordo do avião presidencial Air Force One, quando voltava de uma viagem a Indiana.
– Foi um telefonema para falar com um bom amigo e expressar nosso arrependimento com o incidente, disse o porta-voz da Casa Branca, Scott McClellan.
– O presidente assegurou o primeiro-ministro Berlusconi que isso será totalmente investigado...Estamos cooperando de perto com as autoridades italianas, completou McClellan.
Sgrena, seqüestrada em Bagdá em 4 de fevereiro, foi entregue a três agentes italianos após ser libertada. Eles a levavam para o aeroporto de Bagdá quando ficaram sob fogo no posto de controle. O agente, que foi morto, Nicola Calipari, foi atingido por uma bala enquanto protegia a jornalista com seu corpo, segundo Berlusconi. Sgrena ficou ferida no ombro.
O premiê italiano convocou o embaixador dos EUA em Roma para dar explicações.
– Ficamos petrificados quando as autoridades nos contaram sobre isso ao telefone – disse Berlusconi em entrevista coletiva. – Convoquei imediatamente o embaixador dos EUA, que terá de esclarecer o comportamento dos militares em um incidente tão sério, pelo qual alguém terá de se responsabilizar.
O Departamento de Defesa dos EUA afirmou que "forças multinacionais" dispararam ao ver um carro se aproximando em alta velocidade do posto de controle, sem saber quem eram seus ocupantes. Os Exército norte-americano informou que seus soldados tentaram alertar o veículo que transportava a jornalista, mas, como o motorista não parou, os militares atiraram contra o veículo.
AS informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.