| 05/04/2005 08h12min
A reunião do Colégio de Cardeais terminou nesta terça, dia 5, sem uma definição sobre a data de realização do Conclave que irá eleger o sucessor do papa João Paulo II. Após o encontro, Joaquín Navarro Valls, anunciou o resultado das discussões preparatórias para o funeral do Papa em entrevista coletiva. Foi definido no encontro que o Pontífice será enterrado na sepultura que foi de João XXIII. Ao ser nomeado beato em 2003, o corpo do Papa que morreu em 1963 foi transferido da gruta para um dos altares da Basílica de São Pedro.
Em duas horas de reunião, 88 cardeais determinaram que o rosto de João Paulo II será coberto com um véu branco de seda e que o caixão será de madeira.
De acordo com as normas eclesiásticas, o encontro para a definição deve realizar-se entre 15 e 20 dias depois do falecimento na Capela Sistina. Ainda não foram marcadas as próximas reuniões e os temas que serão debatidos.
Segundo Navarro Valls, o Papa não deixou um testamento com uma relação de bens, mas deixou um outro documento espiritual. Esse texto, ainda não lido pelos cardeais, pode revelar um segredo. Existe a possibilidade de o nome do cardeal misterioso que João Paulo II nomeou em 2003 estar registrado no documento. Quando o Papa indicou novos religiosos há dois anos, anunciou que um seria cardeal in pectore – que significa no peito, ou no coração. Esse mecanismo é usado para nomeação de um religioso que atua em um país onde os católicos são oprimidos.
Do lado de fora das salas do Vaticano, um mar de fiéis passou pela Basílica de São Pedro para ver o corpo do papa, enquanto a Igreja se prepara para o funeral dele e para a escolha de um sucessor. Dezenas de milhares de pessoas foram prestar sua homenagem ao pontífice polonês, cujo corpo está exposto dentro da basílica onde ele presidiu ritos por 26 anos, antes de sua morte, no sábado. A espera na fila se prolongou por cinco horas.
Até 2 milhões de pessoas são esperadas para o funeral na sexta, assim como quase 200 líderes mundiais – incluindo uma comitiva brasileira liderada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
As informações são da agência AP.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.