| 04/04/2005 17h39min
Um movimento internacional está se organizando para honrar Karol Wojtyla como título de papa João Paulo II, o Grande. Em toda a história, a honra só foi dada a dois pontífices, e para predecessores que lideraram a Igreja há mais de 14 séculos.
A decisão depende mais da vontade dos fiéis e dos líderes das igrejas do que de um processo formal, segundo especialistas nas leis do Vaticano.
– Seria a voz do povo em grande escala – afirmou o sacerdote Robert Taft, professor de História da Igreja no Instituto Oriental Pontifício de Roma
– Se as pessoas seguirem chamando-no de O Grande, então ele se converterá em O Grande – completou.
Outro sacerdote, James Conn, professor da Universidade Pontifícia Gregoriana de Roma, disse que o título ganha força cada vez que é proclamado, o que está acontecendo com freqüência, principalmente nos jornais italianos. Nesta segunda, dia 4, o Corriere della Sera e o diário oficial do Vaticano, L’Osservatore Romano, chamaram o falecido papa de João Paulo II, o Grande. Os sites de internet de orientação católica estão repletos de referências do tipo.
O texto de uma missa de domingo, na Praça de São Pedro, chamou o pontífice morto de João Paulo II, o Grande, um título utilizado para papas que merecem a santidade. Mas a referência não foi mencionada pelo cardeal Ângelo Sodano quando ofereceu a homenagem. O Vaticano não deu nenhum explicação, embora os textos da Santa Sé sejam considerados oficiais ainda que não sejam lidos em voz alta.
Os outros papas a receberam o título de O Grande foram Leo I, do século V, e Gregório I, cujo papado terminou no ano de 604.
As informações são da agência AP.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.