| 23/04/2005 19h41min
Uma fonte militar Síria afirmou neste sábado, dia 23, que o exército do país vai completar sua saída do leste do Líbano nas próximas 48 horas, mais cedo que o planejado, e seus chefes de segurança um dia depois.
A fonte disse que Rustum Ghazaleh, chefe sírio de inteligência no Líbano, será o último a partir após uma cerimônia de despedida em Bekaa Valley, na terça-feira. A estrada especial militar que liga os dois países será então fechada e o exército do Líbano assumirá o quartel de inteligência sírio na cidade de Anjar.
A Síria está colocando fim à presença militar e de inteligência de 29 anos no Líbano em linha com resolução de setembro do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). Os sírios tinham prometido deixar o Líbano até 30 de abril. No sábado, tropas sírias deixaram três posições no Bekaa Valley, segundo testemunhas. Elas disseram que ao menos 35 veículos militares cruzaram a fronteira e deixaram o Líbano.
A Síria, cujo exército entrou no Líbano durante a guerra civil de 1975 a 1990, tem dominado o país vizinho desde que a guerra terminou. Havia cerca de 14 mil soldados sírios no Líbano antes do início da retirada das tropas.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.