| 03/05/2005 00h56min
Um satélite espião dos Estados Unidos detectou na Coréia do Norte os aparentes preparativos de um iminente teste nuclear na localidade de Kiljoo, informou nesta terça, 3 de maio, um jornal sul-coreano que citou fontes do governo de Seul.
Segundo a fonte governamental citada pelo jornal Chosun Ilbo e recolhida pela agência japonesa Kyodo, "um satélite de reconhecimento dos EUA tirou fotografias de uma grande atividade de caminhões, guindastes e outros equipamentos em um local de Kiljoo, na província de Hamkyong Setentrional".
O funcionário assinalou que os serviços de inteligência americanos comunicaram a seus colegas da Coréia do Sul que tal atividade corresponde aos preparativos de um teste nuclear, publicou o jornal. No entanto, acrescentou a fonte, por enquanto os serviços secretos e o Ministério da Defesa da Coréia do Sul "são muito cautelosos" na hora de assegurar que esses sinais são o prólogo de um teste nuclear norte-coreano.
Há três dias, os EUA advertiram à Agência Internacional de energia Atômica (AIEA), com sede em Viena, e a seus aliados em Extremo Oriente que a Coréia do Norte prepara um teste nuclear militar subterrâneo desde março passado e pode realizá-lo inclusive em junho.
As informações são da agência EFE.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.