| 06/05/2005 00h13min
O primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, afirmou na madrugada desta sexta, 6, que terá uma maioria mais apertada do que nas suas legislaturas anteriores, mas suficiente para dar um terceiro mandato histórico para o Partido Trabalhista.
Blair deu estas declarações após ser reeleito deputado na circunscrição de Sedgefield (norte da Inglaterra), que representa desde 1983 na Câmara dos Comuns, com 24.429 votos, à frente dos conservadores, que tiveram 5.972 votos, e dos liberal-democratas, com 4.935.
O primeiro-ministro, acompanhado por sua esposa Cherie, reconheceu que a Guerra do Iraque "dividiu" a população britânica, mas prometeu que seu futuro governo responderá de forma "responsável e sábia" à mensagem recebida do eleitorado britânico.
– Temos que nos unir de novo, aqui e ali, e olhar para o futuro – afirmou o chefe de governo em referência à Guerra do Iraque, que provocou fortes divisões internas no Partido Trabalhista.
Os primeiros resultados das eleições desta quinta-feira dão vitória ao Partido Trabalhista, mas por uma margem de votos menor que nas vitórias de 1997 e 2001.
– Não está claro por enquanto, obviamente, qual será a maioria, mas está claro que o povo britânico quer que o governo trabalhista continue, com uma maioria reduzida, e temos que responder a isso de maneira responsável e sábia – disse Blair.
Blair, possível vencedor das eleições gerais no Reino Unido por maioria absoluta, venceu nas eleições de 2001 em Sedgefield com 65% dos votos e viu sua vantagem diminuir para 58,89% este ano. Após seu discurso em Sedgefield, Tony Blair deve voltar a Londres para esperar o anúncio definitivo da vitória trabalhista.
O resultado exato das eleições gerais do Reino Unido devem ser conhecidas apenas na manhã desta sexta.
O Partido Trabalhista assegurou na madrugada desta sexta a maioria das 646 cadeiras do Parlamento britânico. Pouco depois da 0h (horário de Brasília), os trabalhistas tinham 324 das 646 cadeiras na Câmara dos Comuns, maioria absoluta.Com informações são da agência EFE.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.