| 05/05/2005 13h23min
Uma pesquisa aponta que 27% dos eleitores continuam indecisos no Reino Unido. Nesta quinta, dia 5, o levantamento realizado pelo jornal Evening Standard revela que a eleição do novo primeiro-ministro pode se encaminhar para um resultado inesperado apesar de todas as enquetes determinaram a vitória de Tony Blair.
A maioria dos eleitores indecisos está diante do dilema de votar no atual comandante trabalhista, que aspira a um histórico terceiro mandato consecutivo, ou castigá-lo por ter supostamente ocultado os verdadeiros motivos da guerra do Iraque.
Os eleitores britânicos começaram a votar às 7h (3h de Brasília) e têm até às 22h (18h de Brasília) para comparecer às urnas. Nesta eleição, estão em disputa 646 assentos – 13 vagas a menos do que nas últimas eleições, quando os trabalhistas conseguiram uma vantagem de 161 assentos. Analistas apontam que uma margem inferior a 70 assentos enfraqueceria Blair. Na Grã-Bretanha, o partido que receber mais votos indica o primeiro-ministro.
Por não ser obrigatório, o comparecimento às urnas é uma incógnita. Nas eleições passadas, 59% de eleitores votaram – o mais baixo nível de comparecimento desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Neste ano, cerca de 44,2 milhões de pessoas estão cadastradas e aptas para votar: elas recebem as cédulas em casa pelo correio.
Com informações das agência EFE e Reuters.
Veja imagens da eleição na Grã-BretanhaGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.