| 06/05/2005 08h40min
O primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, definiu a consolidação econômica como a prioridade do seu terceiro mandato. Em tom emocionado, agradeceu a reeleição e garantiu ter mais experiência na comparação com a primeira posse há oito anos.
A apuração desta sexta, dia 6, ainda não terminou. Mas os opositores reconheceram a vitória do Partido Trabalhista. O próximo passo legal será dado pela rainha Elizabeth II, que encarregará o primeiro-ministro de formar um novo governo.
Blair conseguiu sobreviver à oposição sobre a participação na guerra do Iraque. Apesar disso, terá uma maioria reduzida no Parlamento, o que pode comprometer o governo. Especialistas não descartam a possibilidade dele renunciar durante o mandato.
– O Iraque tem sido um assunto que dividiu este país, mas espero que agora possamos nos unir novamente e olhar para o futuro – sugeriu.
Um levantamento da rede de televisão norte-americana CNN aponta para uma vantagem de 86 cadeiras no Parlamento. O partido do premier Blair teria garantido 353 cadeiras enquanto os conservadores têm 195. Os liberais democratas somam 60 e outras 12 estão em poder de outros partidos. No governo anterior, a vantagem era de 161 cadeiras.
O premiê fez história ao vencer três eleições seguidas no Reino Unido. É também o primeiro líder a conseguir três mandatos sucessivos para o Partido Trabalhista.
Com informações das agências EFE e Reuters.
Veja imagens da eleição na Grã-BretanhaGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.