| 11/05/2005 18h52min
O Irã deve avisar a Organização das Nações Unidas (ONU) dentro de alguns dias sobre a retomada de atividades polêmicas na área nuclear, quase certamente pondo fim às negociações mantidas pelo país com a União Européia (UE), disse um diplomata europeu nesta quarta, dia 11.
O encerramento das negociações com a UE, lideradas pela Grã-Bretanha, França e Alemanha, faria com que a crise em torno do programa nuclear do Irã chegasse ao Conselho de Segurança da ONU. O órgão, então, pode impor sanções contra o país.
Os EUA acreditam que o Irã tenta desenvolver, secretamente, armas nucleares e pressionam para que o caso seja enviado ao Conselho de Segurança. O país islâmico, de outro lado, diz pretender apenas produzir combustível para usinas nucleares, e não matéria-prima para a construção de bombas.
O bloco europeu, preocupado, como os EUA, com a possibilidade de que o Irã esteja desenvolvendo armas nucleares, sugeriu conceder incentivos econômicos e políticos ao país em troca do abandono do programa de enriquecimento de urânio.
Em um acordo firmado em novembro passado, o Irã concordou com suspender todas as atividades relacionadas com o programa de produção de combustível durante o período em que as duas partes negociassem. Mas o país do Oriente Médio mostra-se insatisfeito com a falta de progressos nos contatos e já tinha ameaçado retomar as atividades relacionadas com o enriquecimento de urânio.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.