clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 13/05/2005 16h20min

Hizbollah e forças de Israel se enfrentam em área de fronteira

Dois dias antes, míssil libanês atingiu solo israelense

Aeronaves e a artilharia israelense atacaram vilarejos libaneses próximos à fronteira nesta sexta, dia 13, num forte combate contra guerrilheiros do Hizbollah, aumentando a tensão na região. Os confrontos, na disputada área das Fazendas de Shebaa, aconteceram dois dias depois de um míssil lançado do sul do Líbano ter caído numa cidade israelense, danificando um prédio, sem deixar feridos.

Não havia informações sobre vítimas israelenses ou libanesas no incidente desta sexta, e o confronto parece ter se acalmado menos de duas horas após seu início. O fogo israelense atingiu as proximidades de cidades libanesas perto das Fazendas de Shebaa e mais a oeste, próximo das cidades de Khiam e Rmeish. O alvo era um posto de observação do Hizbollah perto de Rmeish.

O Hizbollah, grupo guerrilheiro pró-Síria, disse ter atacado um posto israelense nas Fazendas de Shebaa, perto da fronteira entre Líbano, Israel e as Colinas do Golã, que pertencem à Síria, mas que estão ocupadas por Israel.

"Em resposta ao ataque israelense que atingiu a cidade fronteiriça de Kfar Shouba e afetou casas civis, a Resistência Islâmica atacou a posição inimiga israelense em Rweisat al-Alam... com as armas adequadas", disse uma declaração do grupo xiita muçulmano Hizbollah. Minutos antes do ataque do Hizbollah, as forças israelenses tinham começado a bombardear uma encosta a leste de Kfar Shouba, disseram testemunhas. Metralhadoras israelenses também foram disparadas contra áreas residenciais da cidade.

O Hizbollah ajudou a encerrar os 22 anos de ocupação israelense no sul do Líbano, em 2000. Tem havido combates esporádicos, desde então, nas Fazendas de Shebaa.

 As informações são da agência Reuters.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.