clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 08/06/2005 21h13min

EUA querem negociações consistentes com Coréia do Norte

Bush disse que não vai tentar impor sanções contra norte-coreanos

A Coréia do Norte deveria estar preparada para negociar de forma consistente e sólida sobre abrir mão de seu programa de armas nucleares quando retomar o processo de negociações que envolve seis países, disse um porta-voz do governo norte-americano nesta quarta, dia 8.

No momento em que vinha a público essa declaração, o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, dava indícios de que seu país, por enquanto, não adotaria nenhuma medida para tentar impor sanções contra os norte-coreanos por meio do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

Um encontro entre diplomatas norte-americanos e norte-coreanos, ocorrido na segunda-feira em Nova York, alimentou esperanças em Washington de que o país asiático esteja querendo retomar as negociações, paralisadas desde o ano passado. Do processo de diálogo participam EUA, Coréia do Norte, China, Coréia do Sul, Rússia e Japão. Na última rodada de negociações, em junho de 2004, os EUA ofereceram incentivos econômicos aos norte-coreanos em troca do fim do programa de armas nucleares do país.

No encontro de Nova York, as autoridades norte-coreanas reafirmaram que seu país era favorável a uma península coreana livre de armas nucleares e que a questão poderia ser discutida nas negociações, disse um membro do Departamento de Estado dos EUA.

As informações são da agência Reuters.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.