| 03/08/2005 07h35min
Os dois tripulantes da Discovery começaram hoje a terceira caminhada espacial. Na missão, eles farão consertos menores no casco da nave norte-americana. Segundo o Centro de Controle Vôos Espaciais (CCVE) da Rússia, esta operação é inédita.
O norte-americano Steve Robinson e o japonês Sochi Noguchi abriram a escotilha do Discovery aclopado à Estação Espacial Internacional (ISS) e saíram ao espaço às 5h48min de Brasília. A missão começou com 34 minutos com atraso.
– Não ocorreu nada de extraordinário. A saída ao espaço exterior é efetuada quando a revisão de todos os sistemas e equipamentos terminar – disse um porta-voz da Nasa.
De acordo com o programa da caminhada, Robinson e Noguchi permanecerão no espaço exterior seis horas e meia, e pela primeira vez na história farão consertos na parte exterior de uma nave em órbita. Os astronautas também montarão uma plataforma de armazenagem na parte exterior do segmento americano Unity.
Inicialmente estava prevista também a instalação de uma câmara de televisão e de lâmpadas para iluminar desde fora esta parte do módulo, trabalhos que foram eliminados do programa da caminhada. O trabalho mais importante da atividade extraveicular será desprender material de superfície que saiu de seu lugar entre as louças de cerâmica térmica que recobrem o casco do Discovery e que formou duas protuberâncias.
As informações são da agência EFE.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.